clique para retornar ao início

Qual a frequência e a quantidade de água que as plantas precisam?

Essa é a pergunta que recebemos com maior frequência, mas saibam que não existe uma fórmula pronta para isto. A gente aprende observando as plantas que cuidamos no dia a dia. As folhagens, através das suas folhas, nos avisam quando estão precisando de água. As folhas começam a ficar “para baixo, caídas”. Basta molharmos que as folhas se recuperam, ficam viçosas e eretas novamente.

Cada espécie de planta tem uma necessidade específica de água. Algumas precisam estar com o solo sempre umedecido, outras gostam do solo mais seco. E outras preferem o solo sempre encharcado. O segredo está em observar e pesquisar a origem da planta: se ela é do deserto, gosta de solo seco, se é uma planta cujo habitat natural é a floresta tropical, então ela gosta de calor e umidade. As suculentas gostam de pouca água, as orquídeas gostam que borrifem uma neblina criando umidade na volta delas. Não existe uma regra geral, varia de espécie para espécie e também conforme a estação do ano. 
Uma dica que costumo passar é: na dúvida antes de regar, pegue um palitinho de madeira, tipo de “churrasquinho”, espete na terra e aguarde 3 minutinhos, retire o palito e veja se há umidade em alguma parte do palito, se sair completamente seco, pode aguar em abundancia.
Se sair com pouca umidade, a rega deve ser realizada com cautela.
Se sair com o finalzinho do palito úmido, preste atenção pois pode estar havendo acumulo de agua no fundo do seu vaso, nesse caso a rega deve ser  realizada somente após você se certificar que está havendo vasão do excesso de água pelo fundo do vaso.
Dicas gerais:
1.  Se a planta tem a folha fina e delicada, ela precisa de mais água. Por exemplo: as samambaias, avencas, hortaliças. Se a folha é grossa como as suculentas e cactáceas, não necessitam de água com frequência porque possuem a capacidade de armazenar água dentro das folhas e caules.

2. Ao plantar uma muda, a primeira rega deve ser abundante. Se for em vaso, regue até sair água pelo fundo do vaso. A  drenagem do vaso é fundamental para o perfeito escoamento da água.

3. Depois do plantio, no primeiro mês regue em dias alternados. Depois, regue quando a terra estiver começando a ficar seca. Não deixe a planta secar para regar, isto prejudica o seu desenvolvimento.

4. Existem sistemas de irrigação com gotejamento e controladores automáticos que fazem este serviço com perfeição. Mas sempre precisa ter o olho humano para ver se tudo está funcionando e se a dosagem das regas está adequada.

5. Se a planta estiver no jardim ou floreira ao ar livre e recebe água da chuva, então regue quando não chover. Se chover por dias seguidos,  deixe o solo secar para regar.

6. Se a planta está dentro de casa ou em sacada que não toma chuva, então regue em dias alternados no verão,  e uma a duas vezes por semana no inverno, sempre observando a umidade do solo.

Outros conteúdos

todas as publicações