O inverno está chegando e, com ele, vem a queda das temperaturas, a redução da luz solar e o ar mais seco. E será que nossas plantas também sentem essas mudanças? A resposta é sim. Tudo isso afeta diretamente as nossas plantas, que precisam de cuidados especiais nessa época do ano. Mas calma, se você quer manter seu cantinho verde bonito e saudável mesmo nos dias mais frios, nós deixamos algumas dicas essenciais para cuidar das verdinhas no inverno.

1. Reduza a frequência das regas
Com temperaturas mais baixas e menor evaporação, o solo demora mais para secar. Isso significa que você deve molhar menos as plantas. Aumente o espaçamento de uma rega e outra, o excesso de água pode causar apodrecimento das raízes.
Uma dica é sempre verificar o solo com o dedo ou até palito, para verificar se o solo continua úmido.
2. Aproveite ao máximo a luz natural
Durante o inverno, os dias são mais curtos e há menos luminosidade. Por isso, é importante posicionar suas plantas próximas a janelas bem iluminadas.
Algumas espécies tropicais podem entrar em estado de “dormência” e parar de crescer, isso é natural, não precisa de desespero, continue cuidando delas que elas retomam o ritmo na primavera.
3. Proteja do frio e das correntes de ar
Evite deixar vasos próximos a janelas abertas, portas externas ou locais com correntes de ar gelado. Isso pode causar queimaduras nas folhas e desidratar mais rápido.
Em noites muito frias, você pode cobrir suas plantas mais sensíveis com tecido leve, como TNT, ou até mesmo um plástico.
4. Cuidado com o ar seco
O uso de aquecedores e a baixa umidade do ar no inverno deixam o ambiente mais seco, o que não agrada muitas plantas, especialmente as tropicais.
Coloque um prato com água próximo aos vasos ou borrife água nas folhas (sem exagero!), caso seja possível, opte por usar umidificadores.
5. Evite adubar durante o inverno
Esse não é o melhor momento para estimular o crescimento das plantas. A maioria entra em um ritmo mais lento. O ideal é retomar a adubação na primavera, quando a planta estiver mais ativa.
Mas se suas plantas não entraram em dormência, pode continuar o cronograma de adubação normalmente.
Lembre-se sempre de ler todas as orientações dos fabricantes para uso de adubos.
6. Faça limpezas leves e observe as folhas
Faça podas de limpeza e evite as drásticas, ao menos que seja realmente necessária. Remova folhas secas, galhos quebrados e limpe o pó das folhas com pano úmido. Isso ajuda na fotossíntese e evita o acúmulo de pragas.
No inverno, as plantas ficam mais vulneráveis a cochonilhas e pulgões. Fique de olho!
7. Conheça suas plantas
Cada espécie tem necessidades diferentes. Enquanto suculentas quase não precisam de água no frio, plantas como samambaias e marantas sentem mais a falta de umidade.
Neste momento, o ideal é observar, entender suas plantas e fazer pesquisas se necessário.
Com pequenas mudanças na rotina, você consegue manter suas plantas saudáveis mesmo nos dias frios. Observe, adapte os cuidados e aproveite o aconchego que o verde traz mesmo no inverno.